sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ILHAS CATAGUÁS NÃO ESTÁ FECHADA

Depois da reclamação de um telespectador do programa Comunidade em Ação, na TV-COM, dando conta que a Ilha de Cataguás estaria fechada com bóias que impediriam a chegada de embarcações. Nós recebemos uma informação do Transparência Angra que agora publicamos: As bóias nas Ilhas Cataguás são para evitar que os "lancheiros" mais abusados coloquem em risco os banhistas. Muitos não respeitavam a velocidade permitida perto das praias. Como é um dos locais principais onde as escunas de turismo desembarcam seu passageiros para mergulho, foi prudente colocar as bóias. Pena que a Turisangra não tomou a iniciativa de entrar em contato com vocês na hora que o telespectador ligou, já que deviam estar assistindo o programo, não acha?

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ESTAÇÃO DO TRATAMENTO DE ESGOTO DE MONSUABA

As obras de contrução da Estação de Tratamento de Esgoto de Monsuaba deixam convencido o blogueiro Rogério Vilela (foto), depois da reunião do SAAE, representado por Carlos Marcatti e técnico do órgão, juntamente com os moradores. A primeira fase da obra está praticamente concluída. Na oportunidade o próprio Marcatti revelou que de acordo com o orçamento poderemos ter apenas mais uma fase onde estaria concluída a obra, que tem um valor previsto de 10 milhões de reais, que após investidos no bairro vai solucionar de vez o problema de saneamento básico em Monsuaba.

Ainda de acordo com Marcatti os moradores dos morros do Vai Quem Quer e Martelo serão contemplados pelas obras de saneamento o subprefeito Moisés informou que toda a estrutura de saneamento dos dois morros está inserida no projeto e que os moradores podem esperar inúmeras obras a partir de 2009.

ADULTOS TAMBÉM QUEREM CONHECER OS NAVIOS DE TURISMO

A idéia de levar as crianças da Ilha Grande ao passeio à bordo de um navio de turismo, agradou em cheio não somente os alunos, mas também os adultos que já começam a enviar e-mails, para o Comunidade em Ação, solicitando que Eduardo Galante (foto) também promova um evento que possa contemplar os adultos e as crianças da escolas de Angra.
Ao participar do programa na TV-COM, Galante, que é presidente do Convention Bureau, disse que pretender atender essas pessoas e as escolas de Angra. Ele aproveitou para mostrar e comentar as imagens do passeio feito pelas crianças da Ilha Grande. Matéria que foi reprisada ontem na TV-COM.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CRIANÇAS DA CASA ABRIGO GANHAM FESTA DA JUSTIÇA DE ANGRA

Durante todo o dia aconteceu no Real Esporte Clube, a primeira grande Festa de Natal para as crianças da Casa Abrigo de Angra dos Reis. O evento contou com o apoio total da 1ª Vara Cível da cidade, com a presença de juízes e advogados, todos embuídos em contribuir para um dia de alegria para a garotada.
A Exmª Juíza Renata Oliveira, da Vara de Família, esteve à frente da organização, juntamente com a Exmª Juíza Andrea Mauro (1ª Vara Cível), Exmª Juíza Juliana Bessa, o Dr. Ivan entre outros representantes do Ministério Público.
Para a Dra. Renata (foto acima) disse que além da importância do natal, o evento serviu para alegrar as crianças, muitas delas aguardando adoção. "Algumas dessas crianças encontram dificuldades de encontrar uma família, porque a preferência das pessoas que se propõem a adotar não querem crianças acima de cinco anos. Mas, todas elas estavam irradiando alegria pelos presentes que receberam", disse a Juíza durante a entrevista para o Programa Comunidade em Ação.
Por outro lado, a Dra Andrea Mauro (à esquerda na foto abaixo), estava bastante emocionada durante a entrega de presentes. Durante a entrevista que vai ao ar amanhã no Programa Comunidade em Ação, fez questão de agradecer o apoio de vários empresários que doaram brinquedos novos e de grande valor, inclusive uma TV de plasma para a Casa Abrigo. "Estou muito emocionada com as crianças que se divertiram bastante e tiraram várias fotos com o papai noel. Algumas delas vão passar o natal com algumas famílias que se propuseram acolher essas crianças em suas casas durante o natal", destacou Dra Andrea.

Já a Juíza Juliana Bessa (à direita na foto acima) a festa para as crianças é muito importante em tempo de amor e paz que natal transmite a ser humano. "Não podemos esquecer daqueles crianças que se envolvem com as drogas, e por isso chamo atenção dos pais, para que fiscalizem seus filhos a fim de evitem que eles se percam no mundo das drogas, para que tenham uma vida digna", ressaltou Dra. Juliana.

Na foto acima as Juízas Andrea e Renata, observam emocionadas a entrega de presentes para as crianças que tiravam fotos com o Papai Noel e ganhavam sacos de presentes.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PASSEIO A BORDO DE TRANSATLÂNTICO FAZ A ALEGRIA DE 56 CRIANÇAS NA ILHA GRANDE

Foi um sucesso total o evento realizado pelo Convention Bureau, do Abraão na Ilha Grande, que culminou com um passeio a bordo do Transatlântico, Island Escape, que ficou fundeado ao largo da Ilha Grande. Para o presidente do Convention, Eduardo Galante, tudo foi fruto de um trabalho sério, num concurso em que concorreram mais de 400 redações, e culminou com 56 crianças contempladas com prêmio e com a direito a passar um dia a bordo do navio.
Na foto acima, a chegada triunfante das crianças passando ao lado piscina acompanhada de recreadores, e conhecendo todo o navio que partiu do Porto de Santos, num cruzeiro de cinco noites, foi até Búzios, hoje esteve em Angra, amanhã vai estar e Ilha Bela e depois chega novamente a Santos. Ele tem 185 metros de comprimento por 27 de altura, com capacidade de 1700 passageiros e 540 tripulantes, destes 30% brasileiros. O passageiro tem todo o conforto, como piscina, salas de jogos, cassino, teatro, shows além de outros atrativos.
O mais curioso foi que apenas uma professora (foto acima, antes da saída da Ilha para o navio) acompanhou esse grupo de 56 crianças, que puderam conhecer todos o navio, almoçaram a bordo e assistiram um show musical, que tem sua estréia prevista para essa noite, para os passageiros do cruzeiro. Em suma a criançada não deu trabalho e foi somente diversão e alegria.
Foi pela primeira vez na cidade de Angra dos Reis, em que uma escola municipal tem o privilégio de levar a bordo de um navio as crianças da Ilha Grande. "Esse concurso serviu para resgatar a história do Abraão e Ilha Grande. As criança tiveram que se esforço para saber detalhes de toda ilha. Enquanto os turistas passeavam pelas praias da ilha, as crianças puderam conhecer de perto um navio, muitos deles sabem da importância desse turistas quando eles chegam ao Abraão, porque seus pais muitos trabalham em veleiros, que tiveram muito trabalho no dia de hoje uma quarta-feira, e as lojas e comércio também tiveram o seu retorno", comentou Eduardo Galante.

Eram 16 horas quando as crianças tiveram que retornar para o Abraão, mas para traz deixaram uma lembrança do passeio que fizeram a bordo do Transatlântico que ficou registrada na foto acima, tirada já a bordo de um dos Tender (embarcação que embarca e desembarca passageiros dos navios fundeados próximo ao continente.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UMA ÁRVORE PROVOCA CORTES DE ENERGIA NO BAIRRO DA LAMBICADA

Os moradores da bairro Lambica, estão com um grande problema, é que na Travessa Amizade, na esquina com a rua Bela Mina, uma árvore cresceu em demasia e está prejudicando a rede elétrica.
Uma moradora da localidade, Neiva Pimenta de Souza (foto), procurou hoje o programa Comunidade em Ação, na TV-COM, canal 99 da Net-Angra, para reclamar e cobrar maior impenho das autoridades. "Há mais de três anos convivemos com esse problema, já fizemos vários pedidos e processos para cortar a árvore. Nada foi feito, inclusive a Ampla já está pagando o prejuíso de quem teve eletrodomésticos queimados pela constante falta de energia elétrica e curtos causados pelos galhos secos que estão caindo sobre a rede elétrica", frisou Neiva.
Ainda de acordo com a moradora, há 20 dias atrás um carro da Ampla esteve no local, e ela mesma levou a equipe até onde deveria cortar a árvore. "Para minha supresa, os homens examinaram o local e foram embora sem dar explicações. Mas, temos inclusive a autorização para o corte da árvore, mas fica um jogo de empurra danado entre a prefeitura, defesa civil e Ampla", reclamou Neiva.
MÃE SOFREU PARA FAZER O TESTE DO PEZINHO EM BEBE
Maria Pereira, moradora no Morro da Fortaleza, participou do programa por telefone, para reclamar a grande demora para conseguir fazer o teste do pezinho, em seu bebê nascido na Santa Casa. Ela contou que teve alta no sábado e não pode fazer o teste. Então ela teve que procurar o PAN, ontem, e ao chegar foi informada que deveria retornar hoje, na parte da manhã, porque o teste somente poderia ser feito entre 8 e 10 horas. "Eu estive lá hoje, operada de cesariana, levando o meu filho e fiquei até mais de meio dia para ser atendida. Apenas uma funcionária prestava atendimento. O motivo pela falta de mais pessoas no atendimento foi o teste do HIV, face ao dia de combate a AIDS. Isso é um absurdo" desabafou Maria, que espera mudanças urgentes na saúde em Angra.
PISCINA SUJA NO GDV
Uma moradora do Camorim Grande também ligou para o programa Comunidade em Ação, se mostrando indignada pelo descaso das autoridades para com as pessoas que participam das aulas de ginástica promovidas pela prefeitura. "Ultimamente não podemos ter aulas de hidroginástica, porque sempre a piscina está suja, com a água esverdeada. Tudo pela falta de cloro e outros produtos químicos para limpeza. A informação que obtivemos no local, é que a prefeitura deve enviar os materiais e isso não vem ocorrendo. Queremos providências", cobrou Maria Ferreira.

POSTE DE LUZ CAUSA POLÊMICA NA SUBIDO DO MORRO DO CARMO


Cansados de esperar por uma solução, os moradores na subida do Morro do Carmo, próximos da nova escola que está sendo construída, resolveram apelar pela TV-COM, para resolverem uma questão: dois postes de energia elétrica, estão bem próximos de duas casas, uma em construção e outra já pronta, podendo causar acidentes.



Os moradores disseram que já fizeram reclamação a AMPLA, que ainda não tomou providências. Há quem diga, que os postes acompanham o alinhamento da rua, e as construções das casas é que não poderiam existir próximas à rede. Contudo, um outro morador diz que as obras já existiam anteriormente, e que a AMPLA, deveria recolocar os postes com uma leve inclinação para a rua, evitando com isso que eles ficassem próximos as lajes da residências, o que está gerando uma certa polêmica.



sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AS PROFESSORAS E MONITORAS NÃO RECEBEM HÁ MAIS OITO MESES

As professoras e monitoras das Escolinha de Monsuaba e Campo Belo estão sem receber os salários há mais de oito meses. As entidades tem como patrono o vereador Pedro Miguel, que alega não ter recebido o repasse da prefeitura, para quitar as dívidas.
Enquanto isso, as mães de alunos temem pelo fechamento das escolinhas pois várias crianças perderam o tempo das matrículas, agora correm o risco de não terem onde ficar. O próprio prefeito eleito Tuca Jordão havia prometido manter as unidades em funcionamento, mas até agora ainda nada foi definido.

Por outro lado, as monitoras estão preparando um ação na Justiça para receberem os salários atrasados.

ASSOCIAÇÃO DE MONSUABA RECLAMA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE QUADRA ESPORTIVA

Durante a sua participação ontem no programa Comunidade em Ação, a presidente da Associação de Moradores da Monsuaba, Tania Correa, reclamou que a comunidade não poderá contar com a utilização da quadra coberta da Escola Benedito Santos Barbosa.
Segundo ela, a diretoria da escola afirmou que somente neste mês de dezembro, algumas pessoas já alugaram a quadra para realização de eventos. "A diretora da escola nos informou que o mês de dezembro está todo ocupado. Porém, em janeiro, não há liberação do espaço, porque eles não sabem qual será a programação disponível e deverá haver um novo projeto, tudo porque assume o novo prefeito Tuca Jordão. Quem perde é a comunidade, que não tem local para realização suas festas e confraternizações, vai depender da boa vontade dos políticos", lamentou Tânia.


BONFIM RECLAMA DE ABUSO DOS TURISTAS


Ontem também, uma moradora do Bonfim, Tânia Valéria, participou por telefone para reclamar do abuso cometido por alguns turistas, que insistem em estacionar seus carros na areia da praia. "Isso impede que nossos filhos brinquem despreocupados, acho que a prefeitura pelo menos durante o verão, deveria manter um guarda municipal no local, para impedir esse excesso", destacou Tânia.

Por outro lado, um telespectador acha que melhor seria que houvesse uma corrente no final da rua, que fosse trancada e somente os moradores teriam acesso com seus carros. Porque eles guardariam os carros em suas garagens deixando a praia livre. A corrente evitaria que os turistas invadam a praia.


ALGAS SUJAM A PRAIA


Outra reclamação é que está havendo o aparecimento de muitas algas na praia, os próprios moradores as recolhem e colocam na areia, mas não aparece nenhum funcionário da empresa de limpeza do lixo, para recolher as algas. Com isso a situação fica complicada.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BURACO NA PONTA LESTE ESTÁ A ESPERA DA PRÓXIMA VÍTIMA

Uma absurdo! Foi desta forma que a presidente da Associação de Moradores da Monsuaba, Tânia Correia, falou sobre o descaso das autoridades municipais, sobre o um grande buraco que tomou conta de meia pista da Estrada da Ponta Leste, na Monsuaba.
Alguns veículos já bateram nas pedras colocadas numa forma de protejer para que os carros não caiam no buraco. "Já reclamamos e não entendemos porque a demora em se fazer uma conteção no local, e recuperação da pista. Vão esperar quem alguém morra, sofra ou cause danos a casa que fica loca abaixo da pista", frisou Tânia. Este problema existe há um ano.
Há quem diga, que a casa abaixo da estrada (foto acima), que inclusive está ameaçada por desmoronamento da pista, pertença a uma pessoa ligada ao PT, por isso a estrada ainda não foi arrumada. Mas, não acredito que isso seja verdade, porque independente da casa, outras pessoas podem sofrer acidentes, principalmente durante à noite, porque o local não dispõe de iluminação. Será que vão esperar morrer alguém?
Mas, de qualquer forma, hoje, a presidente da associação vai estar presente ao vivo, no programa Comunidade em Ação, às 12 horas, para falar das novidades na Monsuaba.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CONVENTION BUREAU DIVULGA A ILHA GRANDE NO CONGRESSO DA ABAV

Mais uma vez, a Ilha Grande, foi destaque no congresso da ABAV - Associação Brasileira de Agentes de Viagens, realizado no Rio de Janeiro no mês passado. Enquanto a TurisAngra, mandou sete pessoas para utilizar um banquinho com diárias pagas e hospedagem por conta, mas levando uma folheria ultrapassada, o presidente do Convention Bureau do Abraaão na Ilha Grande, Eduardo Galante, conseguiu reunir representantes de pousadas da Ilha com outras pessoas ligadas ao turismo e hotelaria do continente. Todos, portanto o crachá do Conventio Bureau, se revesaram nos quatro dias do evento, para divulgar a Ilha e o turismo geral de Angra dos Reis.

Mesmo sem verba, conseguiram apoio para a confecção de 10.000 folhetos a cores (foto) e utilizando recursos próprios, estiveram presentes todos os dias da maior feira de turismo Congresso da ABAV, para divulgar o destino turístico Ilha Grande. "Isto é que foi tirar leite das pedras. Trabalhamos a mais de quatro anos sem verba e sem nenhum apoio da TurisAngra" desabafou Galante.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO DE MONSUABA PARTICIPA DO COMUNIDADE EM AÇÃO

A presidenta da Associação de Moradores de Monsuaba, Tânia Regina Correia Silva, participa hoje às 12 horas, no programa Comunidade em Ação, e vai trazer novidades em relação ao seu bairro. Dentre as pendências na Associação estão: a distribuição da correspondência, a questão do recibo que dá direito a retirada de material de construção numa loja do bairro, entre outros assuntos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ANA PAULA X ROGÉRIO VILELA: EM PAUTA JACUECANGA E MONSUBA HOJE AO VIVO NO COMUNIDADE EM AÇÃO AO MEIO DIA

Ana Paula Dias, moradora em Jacuecanga, vai estar ao vivo hoje no programa Comunidade em Ação, ao meio dia pela TV-COM, para falar sobre os projetos que pretende desenvolver no seu bairro, bem como as necessidades da sua comunidade.
Ela vai estar presente ao lado de Rogério Vilela (foto), que vai falar sobre Monsuaba, com destaque principal a falta de ordenamento da ruas do seu bairro, que não recebe a visita dos carteiros, causando um transtorno aos moradores e principalmente a Associação dos Moradores que tem dificuldades de atender e agradar à todos, quanto as correspondências que os Correios não entregam.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SINDICATO DOS ARRUMADORES QUER EXPLICAÇÕES DE DOCAS

Mais uma vez o programa Comunidade em Ação contou com as presenças de Rogério Vilela (à direita na foto) e Gérson Fonseca (o Del), presidente do Sindicato dos Arrumadores de Angra dos Reis. E, ontem, a pauta do programa foi baseada na ação que o sindicato entrou na Justiça para cobrar explicações da Cia. Docas, sobre a construção do banheiro de ouro, no Cais de Santa Luzia. "Vamos até Brasília na quarta-feira, para saber mais sobre o novo decreto que trata das questões portuária e suas áreas de armazenagem", disse Del.
O presidente não admite que Docas faça alguma negociação com a prefeitura sem passar pelo CAP - Conselho de Autoridade Portuária. Entre outras questões está a construção do 3º berço e dragagem do porto. "O gerente do Porto de Angra, Francisco de Almeida, não diz nada sobre a questão do Cais de Santa Luzia, e tampouco sobre qual a resposta de Docas. Como a obra continua em andamento a alternativa foi entrar na Justiça", explicou.

Neste mesmo programa Rogério Vilela (de Monsuaba), interagiu com os telespectadores que ligaram para falar sobre a questão do bairro Jacuecanga, sobre o Colégio Cornélio Verolme, cuja a situação dos alunos está cada vez pior. Uma questão levantada por Rogério, foi sobre a falta de pagamento para os músicos que atuam nas festas de bairro e eventos realizados pela prefeitura. "Eles ficam sem receber por mais de seis meses, enquanto que os músicos que vem de fora, chegam tocam e levam o dinheiro. Aos artistas de Angra somente resta o descaso pela falta de pagamento", destacou.
Um outro problema foi sobre o valão que passa atrás do Ciep. Inclusive, a Ana Paula Dias, reclamou que a Liga Angrense de Desportos, alugou uma casa na Verolme e não pagou o aluguel. "O Sr. Madeira não recebe a seis meses, e era Prefeitura quem deveria pagar. Isso é triste porque ele está necessitado porque está doente", reclamou Ana Paula.

sábado, 8 de novembro de 2008

OS MOMENTOS EM FAMÍLIA EM PROL DO CAMORIM

As primas Deisa conhecida como Dedé, Tuca e Fáti, se reuniram para um bate-papo descontraído, numa lanchonete no centro de Angra. Assunto em pauta melhorias para o bairro do Camorim. Reivindicações em breve...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A PRESIDENTA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MONSUABA É DISCRIMINADA PELA PREFEITURA

No programa Comunidade em Ação, apresentado ontem às 12 horas pela TV-COM, canal 0,99 da Net-Angra, a presidenta da Associação dos Moradores de Monsuaba, Tânia Regina Correia Silva, reclamou de várias situações por que passa no comando da entidade há cerca de um ano. Tânia foi contemplada com a participação de vários telespectadores, que ligaram para elogiá-la e se mostrarem solidários pela sua luta contra tudo e contra todos.


São vários problemas que ela enfrentou, tudo porque ela é filiada ao PT (Partido dos Trabalhadores) e resolveu solucionar alguns problemas, dentre eles foi o de organizar sua entidade, que nem CNPJ tinha e estava com a documentação toda atrasada perante aos órgão públicos municipais. A presidenta pagou as taxas atrasadas para ficar em dia, coisa que não feita pelo ex-presidente Valter Lourenço, que ainda por cima está atrapalhando o desenvolvimento da associação. "Ele não quer me repassar um recibo de crédito que a associação tem perante a uma loja de material de construção. Temos um saldo para comprar e não sabemos de quanto é o valor. Enquanto isso, nossa sede necessita de alguns materiais para completarmos a reforma. Isso deveria constar do nosso livro caixa e não está. Quem fica prejudicada é a comunidade, pois estou lutando pelo povo independente de partido político", desabafou Tânia.
A presidenta, que aparece à direita na foto acima, tendo à esquerda a secretária da Associação de Moradores, Marlene Dias Tavares, ainda revelou que os problemas não param. Uma outra questão é quanto a entrega de correspondência, que fica tudo sob responsabilidade da Associação e ninguém colabora para manter uma pessoa na sede. Todos reclamam, mas a questão é que os Correios não fazem o trabalho face a bagunça quanto a numeração das casas e quem paga o pato e a Tânia. "Chegou no bairro o vereador eleito José Antônio, que fez uma reunião para discutir alguns problemas de Monsuaba envolvendo a associação e eu, não fui convidada. Ele disse que a questão das correspondência é fácil de resolver. Então se é fácil, porque ele não me diz como resolver. E digo mais, porque o ex-presidente Valter Lourenço não solucionou", rebateu a presidenta.

PREFEITURA NEGA APOIO A FESTA DOS CAVALEIROS

De acordo com Tânia Regina, a Prefeitura de Angra negou apoio a festa da Associação dos Moradores, em conjunto com os cavaleiros, que seria realizada nos dias 13 a 15 deste mês, alegando falta de caixa. Isso obrigou o adiamento da festa para os dias 12 à 14 de dezembro. De acordo com ela, a prefeitura tem vários palcos disponíveis para todos inclusive som, porque não pode ceder para Monsuaba.

A presidenta disse que esse problema vem desde do começo do ano. Numa outra festividade em Monsuaba, a prefeitura prometeu som, barracas, palco e iluminação. "O som e a iluminação somente chegaram no sábado à noite, quase no final da nossa festa. Mesmo assim eu não falei mal do prefeito. Porque primeiro eu tenho que ver as prioridade do nosso bairro, se eu cobro alguma obra ou benfeitoria é em prol do povo. Acho que estou colaborando, porque se alguma coisa melhorar quem ganha é o povo. Sinto-me discriminada porque questões políticas. Esse problema piorou ainda mais, basta observar a qualidade da nossa água, ruas e praias", enfatizou.

Tânia argumentou que sobre a festa ela vai acontecer independente da prefeitura ajudar ou não, porque afinal é uma tradição no bairro de Monsuaba, que carece de mais eventos e atenção das autoridade municipais.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

AURÉLIO MARQUES DIZ NÃO TEMER EXPULSÃO DO PMDB

O ex-deputado estadual Aurélio Marques (à direita na foto), durante a sua participação ao vivo, no programa Comunidade em Ação, na TV-COM, disse não temer sua expulsão do PMDB. Aurélio alega que o motivo para sua exclusão do partido não procede, tudo porque outros casos de filiados ao seu partido, também não apoiaram a decisão das executivas municipais e tomaram a mesma atitude que ele teve, e fizeram aliança com outros candidatos que não eram do PMDB.
"Não nenhum pedido de expulsão por parte de outros diretórios. Um outro detalhe também é que está comissão partidaria que atua no PMBD angrense, é a mesma que pediu desfiliação do partido. E, depois, criou a provisória. Não houve se quer uma reunião do Conselho de Ética, para respaldar essa decisão", disse o ex-deputado.
Para completar Aurélio Marques ainda informou que se licenciou do partido por três meses. Ele fez isso entregando um documento na regional do Rio de Janeiro. para poder ficar livre nas eleições de Angra. E mesmo assim, se houver realmente a sua expulsão, Aurélio completou: "Partido para eu me filiar não faltará, afinal são 38 mil votos como deputado estadual, que não podem ser desprezados, além do mais, tenho um passado de luta política", enfatizou.

domingo, 2 de novembro de 2008

BRECHÓ CULTURAL, NO AREAL, LEMBRA MACHADO DE ASSIS

Foi inaugurado ontem, no Areal, o Brechó Cultural do Décio, e na oportunidade ele prestou homenagem aos 100 anos de morte do escritor e poeta Machado de Assis. O Brechó funciona de segunda a sexta-feira, de 9 as 14 horas, na rua João Batista 17, bairro Areal, na Grande Japuíba.

No local você encontra locação, troca, venda e pesquisa em revistas, livros, enciclopédia, jornal e etc. A maioria do acervo é feito por doações. O Brechó Cultural do Décio é o seu portão de embarque para bem sucedidas viagens pelo mundo do lazer, cultura e informação.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CLAUDIA MOSTRA DECRETO QUE AUTORIZA A TURISANGRA COBRAR 1,7 MIL PARA ÔNIBUS DE TURISMO ENTRAR NA CIDADE

Cláudia Olina de Oliveira (foto) em sua participação no programa Comunidade em Ação, mostrou cópia do decreto 5.221 de 15 de janeiro de 2007, que autoriza a TurisAngra cobrar R$ 1.700,00 para que um ônibus de turismo possa entrar na cidade e permanecer por 18 horas. Para Vans e Kombis, a taxa é de 420 reais.
A comerciante de artezanato, licenciada para trabalhar para trabalhar no Cais dos Pescadores, ainda luta para ter direito a trabalhar no Cais de Santa Luzia, ainda mostrou o número da conta do Banco Itaú, onde deve ser depositado o dinheiro com antecedência de 10 dias, para que os ônibus entrem na cidade. "Acho esse valor um absurdo. Não é a toa, que os turista desse ônibus estão sumidos da cidade. Acusam essas pessoas de farofeiros, mas elas tem direito de ir e vir, porque elas consomem em nossa cidade inclusive lá no cais dos pescadores. O número dessa conta bancária já foi enviada ao Ministério Público para análise, queremos saber onde é empregado esse dinheiro", salientou Cláudia.

Ela ainda disse que no órgão que controla o turismo no estado do Rio de Janeiro, o que existe cadastrado é o Cais dos Pescadores. O novo Cais de Santa Luzia não está cadastrado porque está em área portuária (vide matéria acima sobre o Sindicato dos Arrumadores).

SINDICATO DOS SERVIDORES JÁ TOMOU CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO DA ESCOLA CORNÉLIO VEROLME

O presidente do Sindicato dos Servidores de Angra dos Reis, Daniel Neves, durante a sua participação no Programa Comunidade em Ação, disse que já tomou conhecimento da situação porque passam as crianças que estudam na Escola Cornélio Verolme, em Jacuacanga. Ele disse que esteve presente no local, onde uma casa foi adaptada, para ser escola, e realmente confirmou as condições inadequadas para o estudo, conforme denúncia da coordenadora da escola.
Daniel (à direita na foto) confirmou para amanhã a partir das 10 horas, no Ciep do Areal, a festa de confraternização dos servidores sindicalizados, pela passagem do seu dia, que foi em 28 de outubro. "Convido a categoria para essa festa de amanhã que vai contar com o sorteio de brindes, shows musicais e outras atividades, pois a categoria merece", destacou Daniel.

BANCÁRIOS DE ANGRA CONSEGUE 10% DE REAJUSTE

Depois de duas semanas de greve, os bancários de Angra e todo o Brasil, conseguiram 10% de reajuste salarial. A categoria angrense que está sob o comando Jorge Valverde, que é presidente do Sindicato dos Bancários de Angra, Mangaratiba, Seropédica e Paraty, disse que 27, das 30 agências sob sua responsabilidade, aderiram o movimento grevista.
O tempo da greve a a persistência, foi o fator primordial para que conseguissem o aumento, porque eles queriam 13%, e os patrões deram 10%, com o aumento da PLR (Participação nos Lucros) que passou a ser de 90% do salário. "O piso da categoria foi para R$ 1.013,00 enquanto que um caixa passa a ganhar R$ 1.416,00. O percentual de 10% foi para quem ganha até 2,5 mil, quem está ganhando acima desse valor o aumento foi de 8%" , explicou Jorge (à direita da foto)

MONSUABA TEM NORMALIZADO O FORNECIMENTO D'ÁGUA

Mais uma vez o programa COMUNIDADE EM AÇÃO, cumpriu o seu papel de "ouvidoria do povo". Ontem, ao vivo, pela Net-Angra, canal 99, Rogério Vilela, conhecido blogueiro de Monsuada, falou que o fornecimento d'água voltou ao normal no seu bairro. Depois do incansável trabalho da equipe reduzida do SAAE-AR, com ajuda dos moradores para desentupirem a tubulação, o precioso líquido voltou a fluir normalmente nas residências de Monsuaba. "Agora colocaram dois filtros nas caixas de captação, para que evite o problema do barro que se acumula nas caixas. Vamos aguardar para ver como o filtro vai se comportar, pois somente na próxima semana é que os equipamentos vão realmente entrar em operação. Nós torcemos para que tudo dê certo", salientou Rogério Vilela.
Ele ainda fez questão em destacar sobre a reforma no Posto de Saúde do bairro, bem como o novo colégio municipal Raul Pompéia, que foi construído pela prefeitura.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

REFORMA DA PRAÇA DA BÍBLIA, NO FRADE, GERA POLÊMICA ENTRE OS MORADORES

A reforma da única praça do Frade, denominada Praça Cacique Cunhambebe, mas conhecida como Praça da Bíblia, gera polêmica entre os moradores, face ao valor que será gasto na reforma R$ 645.866,75 e também quanto ao tempo de 150 dias para conclusão. Os moradores alegam que vão ficar sem o único local para lazer, principalmente no final do ano, férias e Carnaval. "Do jeito que as obras andam vamos ficar sem opções neste verão, está tudo muito lento", comentou Alfredo, morador das proximidades.

Outra pessoa disse não concordar com a retirada do antigo coreto (foto abaixo), reclamou que não haveria necessidade de se construir duas mais uma quadra no local, e sobre a retirada dos parquinho com brinquedo para as crianças. "É muito dinheiro o valor cobrado para reforma da praça dá para fazer um escola nova. Estão desperdiçando o dinheiro público, inclusive na questão da nova rede de esgoto", destacou Silvana Silva.

Essa reforma era para ter sido feita há cinco anos, disse Alencar, que ainda completou: "Retiraram o coreto para fazer uma fonte e até agora nada. Os brinquedos foram removidos deixando buracos que podem provocar acidentes" frisou.

TRAVESSA BULLER SOFRE COM ESGOTO A CÉU ABERTO NO FRADE

Os moradores na Rua Santos Buller sofreram com o esgoto a céu aberto na semana passada. É que o tubo de esgoto sanfonado (foto abaixo), o mesmo que foi colocado na Praia Grande de Araçatiba, não funciona muito bem, porque além de não dar vazão suficiente para o fluxo dos dejetos, ela já se rompeu no dia 23 de outubro causando transtornos a população, inclusive com um terrível mau cheiro insuportável, frente a uma escola e padaria. “Até quando vamos continuar com esse descaso com a população do Frade. Isso é incopetência.” Desabafou Daniele. As fotos abaixo mostram o esgoto correndo pela Santos Buller.

MORADORES DO FRADE TEMEM NOVAS ENCHENTES

Apesar das obras para melhorias na rede de esgoto e águas pluviais, os moradores da Travessa Cipriano, no Frade, ainda temem riscos de novas enchentes. Tudo porque além do escoamento d'água nos bueiros não dá vazão ao grande volume de chuva, como aconteceu no final do mês de setembro, onde a enchente tomou conta das casas na Travessa Cipriano e outras ruas, provocando muito medo aos moradores.
Outra preocupação de algumas pessoas que residem na Cipriano, é a falta de conscientização da população que joga tudo dentro do valão (foto abaixo), que parte do morro do Morro da Jaqueira e desemboca ao lado Marina CacoLaco.

Entre os objetivos jogados no valão, já encontraram sofá, geledeira, pneus velhos, pedaços de móveis, tudo provoca acúmulo de resíduos na boca de manilhas e ponte de passagem d'água.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

TURISMO DE ANGRA E DA ILHA GRANDE JUNTOS NO CONGRESSO DA ABAV, E AINDA CRITICAM A INOPERÂNCIA DA TURISANGRA, QUE FICOU SOZINHA A VER NAVIOS

Durante três dias no Congresso Nacional da ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), realizado no Rio de Janeiro, o Convention Bureau da Ilha Grande, que tem Eduardo Galante como presidente, conseguiu unir o turismo de Angra e o da Ilha Grande.
Apesar da TurisAngra ter comparecido ao evento, ela ficou sozinha a ver navios. Porque todos que lá estiveram pelo turismo angrense, ficaram juntos (foto) com Eduardo Galante do Convention Bureau da Ilha Grande.
Neste congresso também foi discutida a inoperância da TurisAngra. Discutiu-se a falta total de divulgação, de participação de feiras e workshops nacionais e internacionais, a ineficácia de informações turísticas dentro da cidade de Angra, dando-se como exemplo que qualquer pessoa que pare num posto de gasolina e pergunte se tem algum folheto da cidade que mostre onde posso se hospedar, a resposta é sempre não. Isto mostra que informação turística tem que ser fácil e abundante, o que nunca aconteceu em nossa cidade.

Eduardo Galante lembrou que Angra acabava de sair das eleições. “Devemos fazer uma reunião urgente com o novo prefeito eleito Tuca Jordão, para que possamos saber quais suas intenções com o turismo e se pretende fazer as tão solicitadas mudanças na TURISANGRA”, disse. E todos concordaram que seria um suicídio comercial mais 04 anos com a Sra Cristiane Brasil (Titi) e o SR. Manoel Francisco.
Para os representantes dos corredores turísticos de Angra foi uma primeira experiência fantástica, pois nunca haviam estado presentes como expositores no congresso, onde todos puderam distribuir suas folheterias e falar sobre o seu produto com milhares de visitantes.
Numa reunião anterior no shopping Pirata’s, Eduardo já havia fechado um acordo operacional de trabalho, onde um quiosque de informações da Ilha Grande e de Angra, será colocado no Pirata’s Mall, com toda folheteria da Ilha e da cidade.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CIDA DO CAMORIM FEZ UM COMENTÁRIO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Está aqui na lateral do nosso blog, em nosso Mural de Recados, onde se lê pergunta: O que falta no seu bairro? A resposta da Cida foi: Aqui no Camorim falta uma associação de moradores de verdade, e não uma turma de palhaços que só fazem para benefício próprio. O sr. presidente está empregado na prefeitura, assim como alguns de seus parentes e amigos. Camorim em ação!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

COORDENADORA DIZ QUE NOVA ESCOLA CORNÉLIO VEROLME É INSUPORTÁVEL

Várias pessoas já participaram ao vivo do programa Comunidade em Ação, na TV-COM, para denunciar o descaso das autoridades para com as crianças que estudam na nova escola Cornélio Verolme. E ontem, nossos convidados Dr. Carlos Saraiva (D) e Adenilson Vidal (à esquerda) ouviram e debaterem atentamente a questão da antiga escola, que está fechada e se desfazendo pela ação do tempo. Segundo alguns telespectadores o local vai servir para uma escola técnica.
Enquanto isso, uma casa foi transformada na nova escola, que abriga pelo menos 300 crianças, algumas ficam sob responsabilidade da creche. Mas, de acordo com a Coordenadora Pedagógica, Maria Elizabet, a situação da escola é insuportável. Salas com 25 alunos, teto baixo, muito eco, e na hora da alimentação (merenda), o tempo tem que ser um hora e meia, para que todos possam comer. "Isso sem contar o parquinho que construíram não tem como utilizar sem preocupação. O novo prefeito nos prometeu mudar essa situação, isso antes da eleição, agora ele diz que não ter jeito e tudo vai continuar dessa forma: insuportável. Queria que alguém da prefeitura, de preferência o prefeito, passasse um dia assistindo as aulas para saber do que estou falando", desabafou Elizabet

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

FUSAR APROVA CONTAS DA ADEFAR MESMO APÓS DENÚNCIA AO MP

No blog Transparência Angra foi postada uma matéria interessante sobre os convênios entre a ADEFAR-Associação dos Deficientes Físicos de Angra dos Reis e a Associação Pestalozzi, que receberam da Fusar-Fundação de Saúde, da Secretaria Municipal de Ação Social e do Município de Angra dos Reis, os seguinte valores:

2005 a 2007: Adefar - R$ 4.854.340 - Pestalozzi - R$ 841.000
Em 2008: Adefar - Não houve repasses, no entanto a Pestalozzi recebeu R$ 520.000
Em 2008 o convênio com a Adefar foi suspenso após irregularidades apontadas pelo Ministério Público estadual e liminar do Juiz da comarca de Angra dos Reis, confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A Adefar pediu a suspensão da liminar no STF mas o pedido foi negado (clique para ver).
Curiosamente as contas da Adefar foram integralmente aprovadas pela Fusar, mesmo após a denúncia do MP.

ARTEZANATO TRÊS AMIGOS MOSTRA A ARTE NA JAPUÍBA

No bairro Nova Angra, na Grande Japuíba, Iolanda, Cida e Gil, se uniram para formar Artesanato Três Amigos. O trio, por enquanto, ainda não pretende inaugurar uma loja, porque a prioridade é conseguir bastante material retirado da natureza e fazer grande produção de peças.
Gil e Cida (foto) mostram as novas peças que estão fazendo, um abajur com uma coruja em formato de mulher, e uma máscara indígena. Outras peças também estão sendo confeccionadas como a garça e as folhas de palmeiras que viram canoas (fotos abaixo). O mais importante segundo Cida é conseguir o material necessário para criar vários objetos. “Nós passamos o dia todo andando por cachoeiras e sítios, na busca de folhas de coqueiros e palmeiras, cujo miolo vira cabeça de garça e folhas secas, bem cortadas viram asas, penas etc.”, destacou Cida.