É realmente lamentável o fechamento do DPO da PM (Polícia Militar) na praia de Provetá, na Ilha Grande. De acordo com informações o comandante da PM no Perequê, Amauri Simões, retirou a dupla de policiais do Provetá, para reforçar o policiamento em Angra, onde existem uma média de 18 ocorrências de assaltos por dia.
Ao ser procurado pelo presidente da Associação de Moradores do Provetá, Ulisses Pereira, o coronel Simões não o recebeu. O comandante apenas mandou informar que a retirada dos policiais era apenas provisório e que, no verão, o DPO seria reaberto!
|
NO DIA DESSA FOTO O DPO ESTAVA FUNCIONANDO: AGORA ESTÁ FECHADO |
Sendo assim, sugerimos ao pastor da Igreja Assembléia de Deus do Provetá, Elizeu Martins, que utilize os possantes alto-falantes do serviço de som da sua igreja com seguinte apelo: "ATENÇÃO SRS. MELIANTES, BIRITEIROS E LADRÕES DE PRIMEIRA VIAGEM, SOLICITAMOS QUE POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR NÃO COMETAM NENHUM CRIME OU DELITO EM NOSSA ILHA COMO: ASSALTOS À RESIDÊNCIAS, BRIGAS OU MEXER COM AS MENINAS DO PROVETÁ. PORQUE NOSSO DPO SOMENTE VOLTA A FUNCIONAR NO VERÃO, SE NÃO CHOVER. ATÉ LÁ NÃO SE PODE COMETER NENHUM CRIME. ASSINADO OS MORADORES DESAMPARADOS".
Com esse anúncio esperamos impedir algum delito no Provetá. Enquanto isso, o Abraão, tem uma companhia da Polícia Militar, para atender uma comunidade aproximadamente de 2,5 a 3 mil moradores. Já o Provetá a população é de 1.500 moradores e ainda conta com duas praias próximas: Aventureiro e Araçatiba. Vale dizer que qualquer ação da PM, levará muito tempo para chegar o policiamento devido a distância e a falta de transporte diário.
Não seria possível deslocar dois PM do Abraão para o continente para não deixar o Provetá sem policiamento? Ou arrumar em outro destacamento dois policias para suprir a demanda em Angra? Dentro do quartel do Perequê, deve ter policial deslocado para serviço interno que poderia ir para as ruas. Qualquer outra alternativa é válida, pois o coronel Simões tem como resolver sem desfalcar a Praia do Provetá.
O que não pode, é a população da Praia do Provetá ficar a mercê dos delinqüentes, enquanto o verão não chega. Se é que realmente os policiais voltam no verão!
Com a palavra as autoridades municipais, estaduais, federais, eclesiásticas etc etc etc....
CHAMADO
Depois da notícia divulgada no programa Comunidade em Ação, na TV-CIDADE, canais 99 ou 119 da Net-Angra, e um entrevista numa rádio local, o presidente da Associação de Moradores do Provetá, Ulisses Pereira, foi chamado para uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, no dia 04 de julho.
Agora vão explicar o quê para êle? Dizer para o Provetá esperar até o próximo verão. Parece brincadeira com o povo da ilha.