sábado, 8 de janeiro de 2011

O POSTO DE SAÚDE DA MONSUABA MOSTRA ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA: APESAR DOS PROBLEMAS NA SAÚDE DE ANGRA DOS REIS

O posto de saúde Mãe Dolôres, em Monsuaba, mostra muita organização e competência, apesar dos problemas na Saúde em Angra dos Reis. Os números não deixam dúvidas basta ver as fotos dos quadros de avisos, que estão logo na entrada daquela unidade médica, favorecendo a quem chega para consultar ou depende de qualquer outro tipo de procedimento.
No quadro abaixo são visíveis a falta de interesse das pessoas que perdem consultas, fazem exames e não justificam ou voltam para buscar os resultados. É dinheiro e tempo jogados fora, mas esse índice já diminuiu pelo empenho do diretor de posto que vem avisando diariamente as pessoas por telefones, quanto estes são verdadeiros ou funcionam, e também, pelos apelos feitos no programa Comunidade em Ação, pela TV-COM.
Isso sem contar os inúmeros grupos de trabalho contra tabagismo, diabetes, saúde da mulher, DST e AIDS entre outros, que são oferecidos por profissionais compromissados com um trabalho sério. Vale ressaltar que a unidade médica da Monsuaba não funciona 24 horas. Trata-se de um CEM (Centro de Especialidade Médicas) e dois ESF's (Estratégia de Saúde da Família), que futuramente poderá virar 24 horas. Mas, essa mudança já não agrada aos moradores, que encontram médicos especialistas em ginecologia, pediatria, cardiologista, psicólogo, clínica médica, entre outras especialidades. Os moradores contam com dentista e o outros procedimentos médicos, difíceis de se conseguir em outros bairros.

ENTENDA OS QUADROS DE MONSUABA

Nos quadro de avisos de Monsuaba, que apareceram nas fotos acima, os dados eram até o mês de outubro. Mas de acordo com as projeções com os dados armazenados ao longo do ano passado registrados nos computadores do Comunidade em Ação, o posto de Monsuba deve ter fechado o ano com aproximadamente 54 mil procedimentos e atendimento médicos (consultas, vacinas fora das campanhas, curativos, pequenas cirurgias, risco cirúrgico, eletrocardiograma, entre outros procedimento).
Para se ter uma idéia a média diária é de aproximadamente 225 procedimentos médicos e aproximadamente 6.800 mensal. Estes atendimentos não se referem somente ao Centro de Monsuaba, junta-se também: Paraíso, Praia de Fora, Ponta Leste, Maciéis, Martelo e comunidades próximas, inclusive outras bairros de Angra dos Reis e também outras cidades.
Outro exemplo que acontece semanalmente é nas marcações de consultas médicas: Na portaria do posto, antes da 7 horas da manhã, quem abre e distribui as senhas para o atendimento médico é o próprio coordenador do posto, que antes de começar já afixou num quadro ao lado do portão quantas vagas estão disponíveis para cada médico.
Além de todos estes dados apresentados mensalmente e colocados a disposição dos usuários, o posto de Monsuaba, tem uma direção competente e um corpo de funcionários coesos, que não inventam história ou ficam faltando aos plantões médicos.


AGILIDADE E INTERESSE

Quando algum equipamento quebra ou enguiça, não vai simplesmente para o almoxarifado esperar a Fusar mandar alguém para consertar: tem sim um coordenador que busca e cobra soluções dos seus superiores, para que a população não perca um atendimento por falta de equipamento ou por descaso de quem deve revolver numa esfera superior.
Não escrevemos isso por acaso, mas sim porque moramos em Monsuaba quase um ano e acompanhamos de perto o desenrolar dos trabalhos. Por isso, ao nosso modo de ver, o Posto de Monsuaba deveria servir de exemplo para as outras unidades de saúde de Angra dos Reis.

QUEREMOS DESTACAR QUE TUDO QUE FOI ESCRITO AQUI NESTE BLOG, JÁ FOI ALVO DE NOTICIÁRIO NA TV-COM DURANTE O ANO DE 2.010, NÃO SENDO PORTANTO NOVIDADE.
TRATA-SE APENAS DE RECONHECIMENTO PELO TRABALHO QUE VEM SENDO FEITO COM RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DO POSTO DE SAÚDE DE MONSUABA, INDEPENDENTE DE BANDEIRAS PARTIDÁRIAS E QUESTÕES POLÍTICAS, POIS COM SAÚDE NÃO SE BRINCA E A ÚNICA BANDEIRA QUE DEVE SER LEVANTADA É A DO POVO DE ANGRA DOS REIS.
É LÓGICO QUE NÃO CITAREMOS NOMES DE NINGUÉM POR MOTIVOS ÓBVIOS, MAS TODOS ESTÃO DE PARABÉNS!!!

SUGESTÃO PARA A FUSAR


E vai aqui uma sugestão para a Dra. MARICELMA DATORE, diretora presidente da Fusar: que tal a senhora exigir dos outros postos de saúde, que pelo menos coloquem os balancetes mensais de atendimento bem visível para quem utilize os postos. Na certa, as pessoas poderão ver quem e quem na Saúde. Com certeza será um grande termômetro para quem entrou no lugar do Fernando Argôlo, para consertar ou arrumar a casa.


POSTO NOVO NÃO SIGNIFICA VIDA NOVA

No Frade, por exemplo, Posto 24 horas que foi inaugurado há pouco mais de dois meses, o aparelho de raio-x não funciona, não tem gerador próprio, o centro odontológico com 4 cadeiras ainda não entrou em operação e principalmente a falta de médicos, que está virando rotina. Para variar a "maca móvel", apelido dado a antiga ambulância branca da prefeitura, que sempre atendeu aos moradores do Frade, nunca pode ser usada, porque tudo tem que ligar para o SAMU-192. Isso porque a coordenação do posto aceitou a submissão ao SAMU e quem paga é o povo.
Por outro lado, em um certo posto de saúde tem coordenação com competência, que luta pelos seus direitos em prol da comunidade, inclusive tem até posto que resgatou a sua função da ambulância branca, para continuar servindo ao povo que precisa, sem precisar ficar pedindo permissão toda hora para o SAMU.
PENA QUE OS OUTROS COORDENADORES TEM MÊDO DA PODEROSA CARBONELLI, CHEFE DO SAMU, E FICAM CALADOS ENQUANTO O POVO PADECE A ESPERA DA AMBULÂNCIA VERMELHA.

AGUARDEM !!! VÁRIAS RECLAMAÇÕES CONTRA O POSTO DE SAÚDE 24 HORAS DO FRADE MOSTRAREMOS AQUI.

Um comentário:

Anonymous disse...

Dias atrás uma mulher passou mal na Japuíba, mas a ambulância não pôde ir pegá-la pois só pode sair do lugar depois que o doente ligar para 192(SAMU) que analisa quem é que pega se a ambulância da Japuíba ou eles, se caso for o SAMU(como foi) a coitada agonizou até a ambulância do SAMU chegar, enquanto a outra estava ali a metros da mulher mas nada podia fazer. O enfermeiro disse que tem ordens superiores de não pegar o paciênte por conta própria, caso desrespeitasse poderia ser mandado embora.Nem fiquei sabendo se esta mulher está viva ou se morreu. Pode uma coisa destas???