segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MUTIRÃO DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM DESVIO NUTRICIONAL É REALIZADO NO PARQUE MAMBUCABA

Profissionais da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cirene de Almeida França, mais conhecida como Perequê Módulo VI, realizaram o Mutirão de Atendimento a Crianças com Desvio Nutricional. O posto, localizado no Parque Mambucaba, atendeu 11 das 14 crianças cadastradas do bairro. “A maioria dos meninos e meninas tem problemas de baixo peso”, diz o médico André Farias. Foram realizadas palestras informativas, ações de medições antropométricas (peso e altura) e mais atendimentos pelos profissionais especialistas nas áreas de enfermagem, odontologia e saúde bucal, entre outras.
A nutricionista Luciana da Rocha fez uma palestra para as mães e pais, com o tema “Práticas Saudáveis de Alimentação”. O destaque foi relacionar a boa alimentação com a prevenção de doenças. “Está aumentando o número de casos de crianças com colesterol alto. O maior consumo de refrigerantes e sucos artificiais é uma das causas”, informa Luciana.
Outro problema apontado pela nutricionista é o crescimento dos casos de alergia alimentar, em especial ao leite. Segundo a especialista, algumas mães não amamentam os filhos até os seis meses, como recomendado e introduzem o leite de vaca sem a diluição. “O melhor, o mais indicado, é ir sempre a uma unidade de saúde para receber orientação de um nutricionista”, informa Luciana da Rocha.
A unidade ESF funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, na rua Júlio Maria (antiga rua 38), número 81 A, no Parque Mambucaba. O telefone para atendimento ao público é 3362-6330.

Nenhum comentário: